Nota à Comunicação Social
GPPS saúda decisão do Infarmed de autorizar fármaco inovador para cancro da mama
O Grupo Parlamentar do PS saúda a decisão do Infarmed, anunciada hoje, de autorizar a utilização do medicamento pembrolizumab no cancro da mama triplo negativo metastático, uma justa reivindicação de muitos doentes.
Essa reivindicação deu origem a duas petições dirigidas ao Infarmed, que reuniram mais de 50 mil assinaturas, e a que o Grupo Parlamentar do PS também se associou, tendo questionado o Infarmed sobre a perspetiva temporal para que para que os fármacos já existentes e com eficácia comprovada pudessem ser disponibilizados e comparticipados para as utentes com cancro da mama triplo negativo.
Na sequência desta pergunta e findo o processo de avaliação farmacoterapêutica do medicamento nesta indicação, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento divulgou a decisão de autorizar o fármaco inovador.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista saúda esta decisão, esclarecendo que “o processo de avaliação técnica da eficácia do medicamento e processo negocial com a Indústria farmacêutica são fases de um processo complexo que agora termina, com um desfecho positivo para as doentes com cancro da mama e com o reforço da resposta Serviço Nacional de Saúde.”
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 28 de Junho de 2023