

PS quer audição da ministra no parlamento para explicar assalto à Secretaria-Geral do MAI
O deputado Pedro Vaz anunciou esta sexta-feira que o Grupo Parlamentar do PS vai entregar um requerimento para ouvir com urgência a ministra da Administração Interna na Assembleia da República para explicar a “situação misteriosa” do furto de computadores no assalto ao edifício da Secretaria-Geral daquele ministério.
O dirigente e parlamentar do PS considerou, em declarações aos jornalistas durante a Academia Socialista, a decorrer em Tomar, que está em causa “o desaparecimento de computadores de altos dirigentes da administração interna, cuja informação que continham é desconhecida e em contornos absolutamente misteriosos”.
“Isto levanta preocupações e o PS, perante a situação e a falta de explicações até ao momento, irá requerer a presença da senhora ministra da Administração Interna para poder explicar ao parlamento a situação misteriosa deste desaparecimento de computadores, cuja informação que continham é desconhecida, podendo ter informação sensível no âmbito daquilo que são as missões da administração interna do nosso país”.
Pedro Vaz explicou que o primeiro objetivo da audição é “perceber como é que é possível que, num edifício do Ministério da Administração Interna, que tem vigilância policial 24 horas, ocorra furto de equipamentos informáticos”.
O PS pretende que a ministra explique ainda “o que é que continha a informação nesses computadores” e “porque é que foram os computadores de determinados dirigentes que desapareceram”.
“Tudo isso são informações que têm que ser esclarecidas e nós vemos com muita preocupação o facto de o Governo ter desvalorizado a situação e isso para nós é algo que não é aceitável”, criticou, lembrando que, “no passado, com situações análogas, existiu um clamor público para que houvesse esclarecimentos do poder político”.