Projeto do PS propõe salvaguarda e preservação da natureza na Serra de Carnaxide
A deputada do Partido Socialista Alexandra Tavares de Moura apelou hoje, no Parlamento, à salvaguarda e valorização da Serra de Carnaxide, frisando que a batalha contra as alterações climática é de todos.
“A batalha contra as alterações climáticas é uma batalha de todos, de todas as gerações”, começou por afirmar a socialista durante a apresentação do projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo que promova a salvaguarda e valorização da Serra de Carnaxide, que recordou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, “tem insistido na ideia de que a batalha contra as alterações climáticas pode ser ganha, sendo por isso necessário que todos a assumamos”.
Alexandra Tavares de Moura referiu os vários estudos que “apontam para a importância da mudança na gestão do território face às inúmeras alterações climáticas e ao seu impacto no território português” e considerou esta a “razão fundamental para olharmos para este problema com a certeza de que temos de encontrar novas formas para gerir as cidades”.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que se “promova a salvaguarda e valorização da Serra de Carnaxide, colaborando na construção dos mais adequados instrumentos de gestão da Serra garantindo que o espaço não urbanizado e não comprometido no quadro legal vigente seja um espaço de salvaguarda e preservação da natureza”.
De acordo com Alexandra Tavares de Moura, o PS pretende ainda que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo “prestem todo o apoio técnico às autarquias da Amadora, Oeiras e Sintra, com a disponibilização de informação para apoio à realização de um diagnóstico e de um levantamento dos valores naturais e paisagísticos, nomeadamente ao nível da flora, da fauna e da geologia, presentes na Serra de Carnaxide”.
A socialista mencionou em seguida os projetos dos outros partidos em discussão, afirmando que a maioria sugere a classificação da Serra de Carnaxide como área protegida de âmbito regional ou local. “Devemos lembrar que esta classificação é da responsabilidade dos municípios”, asseverou.
Alexandra Tavares de Moura pediu a todos os partidos que sejam “sérios na análise”, não prometendo o que não podem cumprir. E explicou: “Para que a Serra de Carnaxide seja classificada como área protegida é necessário que os órgãos municipais, eleitos democraticamente, proponham essa classificação”. Só depois “pode ser ponderada a inclusão na Rede Nacional de Áreas Protegidas”, vincou.
A deputada do PS concluiu a sua intervenção pedindo “a todos os intervenientes para encontrarem soluções comuns que garantam aos nossos filhos e aos nossos netos um território mais sustentável compatível com os objetivos que todos dizem ter”.