

Ministro da Educação faz análise seletiva e enviesada dos resultados das provas de aferição
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista quer respostas do Governo sobre a recente análise apresentada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação sobre os resultados das provas de aferição do Ensino Básico.
Ainda que o Ministro tenha previamente assumido que o anterior modelo dificultava a realização de comparações, não se coibiu de emitir um comunicado com análises comparativas de alguns dos resultados obtidos nas provas de aferição. Mais gravoso foi o critério utilizado, tendo o Ministério tutelado por Fernando Alexandre optado por uma abordagem seletiva dessas comparações, escolhendo os domínios com pior desempenho dos estudantes e ignorando áreas com progressos notáveis. Apesar das melhorias significativas verificadas em diversas disciplinas e domínios de competências, como demonstrado em áreas de Matemática e Estudo do Meio, o comunicado centrou-se nos resultados mais fracos.
Acresce ainda, que não foi considerado o contexto multicultural crescente nas turmas, de aumento exponencial de alunos estrangeiros, em especial na disciplina de Português.
O PS considera que estas opções levantam questões sobre a intencionalidade por detrás dessa análise, que, ao destacar apenas os pontos negativos, podem levar a uma perceção enviesada e incompleta da situação do sistema educativo.
Face a estas preocupações, o Grupo Parlamentar do PS vai questionar o Ministro da Educação, Ciência e Inovação sobre a razão da utilização de análises comparativas: Por que motivo o Ministério baseou o seu comunicado em análises comparativas, apesar de ter reiterado a fragilidade do modelo anterior para permitir comparações válidas.
Os socialistas vão perguntar ainda como justifica o Ministério a ênfase exclusiva nas áreas com desempenhos mais fracos, ignorando os domínios em que houve melhorias significativas.
Por fim, os deputados do PS querem saber por que motivo o comunicado do Ministério não abordou o impacto do contexto multicultural nas turmas, especialmente relevante para a interpretação dos resultados na disciplina de Português.