Nota à Comunicação Social
PS quer acesso ao estudo que define áreas prioritárias de intervenção na economia
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou um requerimento a solicitar ao Governo o envio à Assembleia da República do estudo elaborado pelo Ipps-Iscte sobre áreas prioritárias no âmbito da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI 2030). Além disso, o PS quer também saber o ponto de situação relativo a um outro estudo em curso sobre a Avaliação Estratégica da Política Industrial.
Estes requerimentos visam tornar público resultados que permitam avançar com aquela que é uma prioridade para o PS: a necessidade de alterar o perfil de especialização da economia portuguesa e o consequente investimento na inovação, na transferência de conhecimento e na sofisticação das atividades produtivas, como elementos fundamentais para garantir um crescimento económico mais sustentável, resiliente e com maior produtividade.
A concretização destes objetivos passa pela definição de políticas públicas inteligentes e seletivas que concentrem os esforços e apoios públicos em setores estratégicos e prioritários, como tem sido defendido pelo Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos.
O PS pretende também saber em que ponto está o estudo encomendado aos professores Ha-Joon Chang e Antonio Andreoni, enquanto peritos internacionais pelo SOAS/Universidade de Londres, e pelo Professor João Silva, do Iscte, enquanto interlocutor nacional, numa iniciativa conjunta do PLANAPP, GPEARI, GEE e IAPMEI, que começou a ser concetualizada em março de 2023, tendo os trabalhos da equipa do estudo arrancado em janeiro de 2024.
Para o PS, os dois estudos revestem-se da maior importância para ajudar na definição das políticas públicas de desenvolvimento económico do país.
Gabinete de Imprensa do GPPS
19 de dezembro de 2024