

Governo perdeu uma semana no combate aos incêndios
O deputado do PS André Rijo acusou o Governo da AD de ter perdido uma semana no combate aos incêndios ao não seguir as sugestões feitas pelo secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, e pediu ao Executivo uma “postura mais pró-ativa ao invés de meramente reativa”.
Na semana passada, o secretário-geral do PS deixou três sugestões ao Governo perante os incêndios florestais que assolam o país: reforçar as medidas preventivas de fiscalização, incluindo o recurso à Força Aérea; ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para pré-posicionar meios aéreos; e mobilizar mais equipas de bombeiros.
“Por algum motivo”, o Executivo da AD “decidiu não acatar as sugestões que o PS apresentou”, ignorando-as, o que “pode comprometer os meios no terreno”, alertou o socialista em declarações à comunicação social.
“Era bom que o Governo pudesse ter uma postura mais pró-ativa”
André Rijo defendeu que, nesta fase do combate, era preferível “antecipar em vez de reagir”, mas o Governo de Luís Montenegro “está muito reativo”. “Era bom que o Governo pudesse ter uma postura mais pró-ativa de antecipação dos cenários”, comentou.
O deputado explicou que o Partido Socialista apenas deseja “que o Governo atue rapidamente”, porque “passou uma semana que foi uma semana perdida e que poderia ter sido ganha se essas sugestões já tivessem sido asseguradas na altura em que o secretário-geral falou sobre essa matéria”.
O PS está, como sempre esteve, “do lado das populações, da Proteção Civil, dos bombeiros, de todas as operações de combate, de todos os agentes dos serviços públicos que estão, neste momento, mobilizados para combater os incêndios”, garantiu. No entanto, “era bom que o Governo tivesse uma postura mais pró-ativa ao invés de meramente reativa”.
André Rijo defendeu ainda que, nesta fase, era importante o país “não ficar dependente”. E explicou: “Neste momento, estamos na contingência de ter três meios aéreos Canadair que estão inoperacionais e isso é, de facto, algo alarmante e que podia ter sido evitado se as sugestões do secretário-geral do PS tivessem sido atendidas atempadamente”.
Foi ontem noticiado que os aviões pesados de combate a incêndios florestais Canadair estão fora de serviço, o que obrigou o Governo a pedir ajuda a Marrocos.