Nota à Comunicação Social
PS pergunta ao Governo que diligências está a tomar para reparar danos ambientais causados por descarga no Rio Lis
O Grupo Parlamentar do PS dirigiu uma pergunta à ministra do Ambiente sobre a descarga direta de efluentes não tratados no Rio Lis, uma grave ocorrência ambiental que foi ontem detetada, e exigiu esclarecimentos imediatos ao Governo sobre as causas desta falha.
Na pergunta, os deputados eleitos pelo círculo de Leiria, o presidente da bancada do PS Eurico Brilhante Dias e a deputada Catarina Louro, referem que esta descarga foi provocada por uma avaria na Estação Elevatória de Monte Real, sob responsabilidade da empresa estatal Águas do Centro Litoral, e questionam o Executivo da AD sobre as medidas que pretende adotar para contes os danos ambientais e garantir a sua reparação definitiva.
Esta falha teve um impacto severo nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande, levando mesmo à interdição a banhos na Praia da Vieira.
De acordo com os socialistas, este episódio “evidencia as fragilidades crónicas do sistema de tratamento de águas residuais na região, fragilidades essas que têm sido alvo de alertas e pedidos insistentes por parte dos autarcas da região, sem resposta efetiva por parte da tutela”.
Eurico Brilhante Dias e Catarina Louro querem saber que diligências imediatas estão a ser tomadas pelo Ministério do Ambiente para conter e reparar os danos ambientais e de saúde pública resultantes desta descarga no Rio Lis, incluindo a descontaminação das zonas afetadas e a reabertura em segurança da Praia da Vieira.
Os socialistas questionam ainda que medidas concretas irá o Governo implementar para assegurar a modernização urgente das infraestruturas de saneamento na Bacia Hidrográfica do Rio Lis.
O Grupo Parlamentar do PS quer que se assegure que situações como esta não se repetem, protegendo o património ambiental da região e os esforços de melhoria já desenvolvidos pelos municípios. Assim, defendem a implementação do tratamento terciário nas ETARs da região, com especial urgência na ETAR das Olhalvas, situada no centro da cidade de Leiria e cuja modernização é há muito reclamada.
Gabinete de Imprensa do GPPS
14 de agosto de 2025