Nota à Comunicação Social
PS pergunta ao Governo se foi consultado sobre prolongamento do funcionamento da central de Almaraz
O Grupo Parlamentar do PS enviou uma pergunta à ministra do Ambiente e Energia em que questiona se estão a ser acautelados os interesses nacionais no processo de prolongamento do funcionamento da central nuclear de Almaraz, em Espanha.
Sublinhando que Almaraz é “a central nuclear mais antiga do Estado espanhol e está localizada numa zona de risco sísmico, junto à fronteira portuguesa e ao rio Tejo”, os deputados do PS na Comissão de Ambiente e Energia referem uma notícia do jornal El País, do passado dia 22, que informou que a Iberdrola solicitará uma prorrogação da central nuclear de Almaraz antes do fim do mês.
Ora, “esta central iniciou a produção de energia em 1981 e já teve o seu encerramento anunciado por diversas vezes, mas foi sendo sucessivamente adiado: já esteve programado para 2010, depois 2020, 2027-2028 e agora já se fala em 2030”, dizem.
“De acordo com o cronograma atual, o reator de Almaraz I encerraria as suas operações em novembro de 2027 e o Almaraz II em outubro de 2028”, apontam os socialistas, que indicam que a referida notícia adianta que as empresas privadas que detêm Almaraz querem estender a vida da central até 2030.
“Entretanto, a Iberdrola já confirmou que as empresas proprietárias da central nuclear espanhola de Almaraz vão pedir formalmente ao Governo de Espanha para adiar o fecho da unidade e estão já a trabalhar nesse sentido, alegando, designadamente, que a energia nuclear ‘é fundamental para a segurança de abastecimento, a estabilidade de preços e a descarbonização’”, salientam.
Considerando a proximidade desta central a Portugal, a sua antiguidade e os significativos impactos ambientais e sociais gerados pela mesma, os deputados do PS perguntaram à ministra do Ambiente e Energia se está a acompanhar este processo de prolongamento do funcionamento da central junto do Governo espanhol, e se o Estado português já foi consultado.
Gabinete de Imprensa do GPPS
28 de outubro de 2025