
PS recomenda a melhoria da saúde auditiva
O Grupo Parlamentar do PS recomendou ao Governo o reforço do rastreio auditivo e um acesso melhorado às tecnologias de apoio com o objetivo de melhorar a autonomia e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas com perda auditiva.
Num projeto de resolução, os socialistas recordam que o Plano Nacional de Saúde 2021-2030 identifica a saúde auditiva como uma prioridade estratégica, salientando a necessidade de reforço dos serviços de prevenção, rastreio, diagnóstico, reabilitação e acesso a tecnologias auditivas.
Como persistem lacunas significativas na cobertura e na equidade do acesso, os parlamentares aconselham a atualização do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), o alargamento da rede de entidades prescritoras e o reforço financeiro das respostas públicas. “São passos essenciais para a concretização do direito à saúde e à inclusão”, defendem.
Para os deputados do PS, é assim essencial que o Governo desenvolva programas sistemáticos de rastreio audiológico ao longo do ciclo de vida, assegurando a deteção precoce da perda auditiva e a intervenção atempada, em articulação com os Planos Locais de Saúde e o Plano Nacional de Saúde 2030.
Os socialistas acrescentam a importância de se promoverem campanhas nacionais de literacia e sensibilização para a saúde auditiva, reforçando o conhecimento público sobre prevenção, rastreio e reabilitação auditiva, incluindo informação relativa aos apoios disponíveis no SNS e do SAPA.