Nota à Comunicação Social
Luís Dias exige intervenção urgente de reabilitação da EN256
O deputado socialista Luís Dias questionou hoje o Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o estado de degradação da Estrada Nacional 256, no troço que liga Reguengos de Monsaraz a Évora, exigindo uma intervenção urgente que restabeleça as condições de segurança daquela via.
“O estado de degradação deste troço é incompreensível, com pavimento irregular, zonas de abatimento, deficiências de drenagem, sinalização insuficiente e condições que colocam em risco a segurança dos utilizadores”, afirma Luís Dias, sublinhando que “esta situação compromete a competitividade económica do território, prejudica a mobilidade dos cidadãos e afeta negativamente a imagem turística da região”.
O deputado eleito pelo Círculo Eleitoral de Évora recorda que a EN256 é uma infraestrutura rodoviária estratégica para o Alentejo Central, que assegura a ligação entre a sede de distrito e um dos concelhos com maior dinâmica agrícola, turística e industrial da região. Constitui também acesso a grande parte da área de influência de Alqueva, incluindo explorações agrícolas, unidades agroindustriais e empreendimentos turísticos e é um dos principais corredores de mobilidade para a fronteira com Espanha, com impacto direto no comércio e circulação transfronteiriça.
Luís Dias considera essencial que seja feita uma avaliação técnica imediata do troço em causa e que a requalificação estrutural da EN256 seja integrada nas prioridades de investimento da Infraestruturas de Portugal.
“É fundamental que seja definido um calendário claro de intervenção que permita restituir condições de segurança e funcionalidade à via e que sejam reforçadas as medidas de segurança rodoviária, nomeadamente ao nível da sinalização e correção de pontos críticos”, afirma.
Nesse sentido, Luís Dias pergunta ao Ministro das Infraestruturas se está prevista alguma intervenção urgente para o troço em causa da EN 256, para quando e em que moldes. E se, caso não haja previsão de obra, se pretende o Governo dar indicação às Infraestruturas de Portugal para iniciar com urgência a reparação do troço da EN 256.
Gabinete de Imprensa do GPPS
28 de janeiro de 2026