Sexta-feira, 7 Julho, 2017
Nota à Comunicação Social
Deputadas socialistas questionam Presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda sobre recusa de funeral de cidadão cigano
Nota à Comunicação Social
As deputadas socialistas Idália Salvador Serrão, Sandra Pontedeira e Wanda Guimarães questionaram hoje o presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, sobre o alegado impedimento de realizar o funeral de um cidadão de etnia cigana no cemitério local.
Tendo em conta as notícias vindas a público sobre este caso, as parlamentares do PS consideram “incompreensível a alegada recusa declarada pelo Presidente da Junta de Freguesia e pelos serviços da mesma Junta de freguesia, configurando-se os mesmos como um ato injustificável e incompreensível, de manifesta exclusão social, que viola a Constituição da República Portuguesa”.
Pela absoluta importância do esclarecimento da situação, as deputadas do PS pretendem que o autarca local confirme que “recusou acolher nos equipamentos públicos da freguesia, casa mortuária e cemitério, os restos mortais de um cidadão português de etnia cigana”.
A ser verdade, as parlamentares questionam o presidente da Junta sobre os fundamentos para esta recusa e se “reconhece que estamos em presença de um ato xenófobo e racista”.
“Que posição tomará a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda em ocasiões futuras, sempre que se verifique a mesma necessidade envolvendo cidadãos portugueses de etnia cigana”, pretendem saber as deputadas do PS.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 07 de julho de 2017