Nota à Comunicação Social
Deputados do PS-Açores criticam ignorância do PSD sobre Porto da Vitória
Nota à Comunicação Social
Terminal de Contentores do Porto da Praia da Vitória vai ter acesso a fundos do Plano Junker, garantem deputados do PS-Açores na Assembleia da República.
“Os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelos Açores desconhecem por completo o processo do Porto da Praia da Vitória, só assim é possível entender as declarações proferidas por estes relativamente àquela infraestrutura”. A afirmação é da deputada do PS Lara Martinho, que não esconde a estupefação relativamente ao facto de os social-democratas terem pedido ao Governo da República para se “pronunciar sobre a anunciada candidatura do Porto da Praia da Vitória ao Plano Juncker”. A deputada recusa atrasos neste processo e diz mesmo que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, já assumiu na Assembleia da República que as Regiões Autónomas estão contempladas no estudo estratégico que vai identificar as oportunidades de negócios do Gás Natural Liquefeito (GNL) e potenciais entrepostos a criar em Portugal, tendo-se comprometido com um Hub na Praia da Vitória.
“No Porto da Praia da Vitória estão projetados um posto de armazenamento e distribuição de GNL e um terminal de contentores, com recurso a concessão a privados”, clarifica a deputada.
“Um dos objetivos da estratégia Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016-2026 passa pela criação de plataforma de aceleração tecnológica e de novas competências onde se insere o armazenamento de GNL”, prossegue, lembrando que Portugal está no meio das principais rotas comerciais mundiais, tendo assim condições privilegiadas para o negócio de armazenamento de GNL para navios. “A infraestrutura portuária do Porto da Praia da Vitória assume particular potencial de se afirmar como Hub de GNL para reabastecimento de navios que circulem nas rotas transatlânticas”, afiança.
Para além desta matéria, Lara Martinho revela que se está a recuperar o tempo perdido pelo Governo PSD/CDS. “Por insistência e pelo trabalho que os deputados do PS na Assembleia da República eleitos pelos Açores têm desenvolvido, em parceria com o Governo Regional, alertando para importância do desenvolvimento do Terminal de Contentores no Porto da Praia da Vitória, foi assegurado pela Ministra do Mar total disponibilidade para apoio técnico e financeiro para a candidatura ao Plano Juncker”, recorda Lara Martinho, reforçando que foi também anunciado pelo Governo Regional o lançamento de um concurso público Internacional para a concessão do Porto da Praia da Vitória, que está neste momento em fase de preparação, garantindo-se ainda o acesso dos privados aos fundos do plano Juncker. “Só ignorância pode explicar estas dúvidas”, conclui a parlamentar.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 20 de setembro de 2017