Nota à Comunicação Social
Deputados do PS garantem que a República está sensibilizada para problemas dos Açores
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS eleitos pelos Açores na República, Carlos César, Lara Martinho e João Castro, congratularam-se pela visita das comissões de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação e da Agricultura e Mar à Região Autónoma dos Açores.
“Estou certa de que os nossos colegas que não são açorianos estão agora mais documentados sobre as questões específicas da Região e isso é muito positivo”, afirmou Lara Martinho.
As visitas de trabalho, que contaram com a presença de deputados dos diferentes grupos parlamentares, e que no caso da comissão de Ambiente termina amanhã, passaram por São Miguel, Pico, São Jorge, Faial e Terceira. Os deputados estiveram em locais emblemáticos das ilhas como a Lagoa das Sete Cidades e as Furnas, as vinhas do Pico e mantiveram contactos com as entidades oficiais da Região, como o Governo Regional, tendo o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebido os parlamentares em audiência. No decorrer das visitas e em sede de apresentação de cumprimentos à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, João Castro fez referência “à relação cooperante que se impõe, decorrente do contacto com a realidade entre os órgãos de soberania da República e as Regiões Autónomas, conferindo especial propriedade à ação dos parlamentares nacionais, no respeito pelas competências próprias das autonomias regionais”. Para além disso foram visitadas empresas de sucesso da Região.
“É notório o esforço de descentralização que existe”, enalteceu ainda Lara Martinho, informando que os deputados do PS na República acompanharam de perto as deslocações dos deputados continentais.
A parlamentar revelou ainda que os assuntos mais prementes em cima da mesa são as questões da agricultura e pesca, bem como a descontaminação na Base das Lajes. “É também evidente que os Açores estão no radar de Lisboa e que a República está sensibilizada para as questões insulares”, terminou.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 10 de outubro de 2017