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Publicado por adminpp em 23 de Fevereiro 2021
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  • Data23 de Fevereiro 2021
Grupo Parlamentar do PS
Terça-feira, 23 Fevereiro, 2021

Nota à Comunicação Social

GPPS recomenda ao Governo investimentos na modernização das linhas ferroviárias do Norte, entre Santarém e Entroncamento, e do Alentejo

Nota à Comunicação Social

O Grupo Parlamentar do PS entregou na Assembleia da República dois projetos de resolução em que recomenda ao Governo que sejam feitos investimentos na ferrovia, designadamente, na modernização da Linha do Norte, entre Santarém e o Entroncamento, e na conclusão da modernização da Linha do Alentejo. 

No diploma que recomenda ao Governo a modernização da Linha do Norte entre Santarém e o Entroncamento, pretende-se que esta inclua a requalificação de estações e apeadeiros naquele troço, assim como a “aceleração do processo de implementação das medidas de consolidação e contenção das barreiras de Santarém”. 

Recorda-se nesta iniciativa, subscrita pelos deputados socialistas eleitos pelo distrito, Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Coelho, assim como pelo vice-presidente da bancada do PS Carlos Pereira, que a “Linha do Norte é hoje o principal tronco da rede ferroviária portuguesa e o troço entre Lisboa e o Entroncamento é o troço com mais circulações de passageiros fora das áreas metropolitanas”. 

Por isso, estes parlamentares consideram que “a manutenção deste troço é fundamental para garantir a circulação de passageiros e todo o transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e a Europa”, apontando que, principalmente, o sub-troço entre a Ribeira de Santarém e o Entroncamento “não deixa de ter situações que precisam de soluções”. 

No que respeita ao projeto de resolução que recomenda ao Governo a modernização da Linha do Alentejo, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, pretendem que a conclusão da sua eletrificação seja incluída no Plano Ferroviário Nacional e que seja ainda assegurado “um serviço de passageiros que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo”. Os parlamentares recomendam ainda que o Governo “estude a viabilidade e o trajeto da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”. 

No diploma, também subscrito pelos deputados de Évora Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, assim como pelo coordenador dos socialistas na comissão de economia, Hugo Costa, e o vice-presidente da bancada com a tutela desta área, Carlos Pereira, recorda-se que o “desinvestimento na rede ferroviária do Alentejo foi especialmente nítido durante os Governos de Aníbal Cavaco Silva, com o encerramento de significativa parte da rede, e a perda das ligações a vilas e cidades importantes como Serpa, Moura, Reguengos de Monsaraz, Estremoz ou Montemor-o-Novo”. 

Numa inversão desta tendência durante os governos do Partido Socialista, os deputados lembram que, no âmbito do corredor internacional sul, que aproveita as valências do Porto de Sines com uma rápida ligação à Europa, “foi requalificada a Linha do Alentejo no seu troço entre Bombel/Vendas Novas e Casa Branca, bem como o Ramal de Évora entre Casa Branca e a capital de distrito”. 

Os parlamentares do PS apontam que este investimento, concluído em 2011, “permitiu a renovação de toda a linha naqueles troços, eletrificação, instalação de novos sistemas de sinalização eletrónica e controlo de velocidade e supressão de passagens de nível”, mas “deixou de fora a ligação a Beja”, ficando a população de Alvito, Cuba e Beja “com uma infraestrutura degradada e um serviço de passageiros lento”. 

Face a esta necessidade, o Governo inscreveu no Programa Nacional de Investimentos 2030, num pacote mais alargado denominado por “Modernização das ligações ferroviárias a Beja e a Faro”, a modernização do troço Casa Branca-Beja, com um prazo de conclusão máximo até 2025. 

No entanto, os deputados socialistas consideram que “é preciso afirmar a ligação a Beja como estratégica para o Alentejo e para o País, e como uma ligação estruturante da rede ferroviária nacional”, defendendo que a modernização e eletrificação do troço Casa Branca-Beja-Funcheira seja inscrita no Plano Ferroviário Nacional que o Governo terá de apresentar à Assembleia da República durante o primeiro trimestre deste ano. 

Gabinete de Imprensa GPPS

Lisboa, 23 de fevereiro  de 2021

 

 

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