Terça-feira, 19 Novembro, 2019
Nota à Comunicação Social
Nota de Pesar por José Mário Branco
Nota à Comunicação Social
José Mário Branco, um símbolo na resistência antifascista, um exemplo para a geração de abril, um cidadão de fortes convicções democráticas, um nome maior da nossa cultura e das nossas vidas. Há dias tristes com notícias que sabemos que um dia virão, mas tentamos sempre adiar no tempo. Como o próprio cantava: “diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois.” Uma vida cheia que nos preencheu.
Ficamos sem palavras perante a tristeza imensa do seu desaparecimento. Inquietação ficará para sempre como um grito para continuar o caminho da Democracia, “a cantiga é uma arma” para mudar o mundo, “Ser solidário” porque “…faremos de cada perda uma raíz…” e a enorme ternura que cantava em cada palavra deixam-nos um vazio enorme. Como o próprio dizia “… contem comigo para cantar e para tudo o resto…” continuaremos a ouvir e não esqueceremos como a força das suas palavras contruiu, também, a Democracia.
O GPPS lamenta profundamente a morte de José Mário Branco pelo enorme vazio que deixa na cultura portuguesa, pela luta que travou na resistência antifascista, pela convicção num mundo solidário e justo, pelo legado que deixa às novas gerações.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 19 de novembro de 2019