Segunda-feira, 8 Julho, 2019
Nota à Comunicação Social
Catarina Marcelino apresenta relatório sobre racismo terça-feira
Nota à Comunicação Social
A deputada Catarina Marcelino apresenta na próxima terça-feira, dia 9, na Assembleia da República, a versão preliminar do relatório sobre racismo, na conferência sobre ‘Racismo, Xenofobia e descriminação Étnico Racial’.
Trata-se do culminar de um longo processo, que envolveu audições e visitas no terreno, a representantes das comunidades afrodescendente, brasileira e de etnia cigana, realizado no âmbito da submissão da igualdade e Não Discriminação e que visa traçar um panorama desta realidade em Portugal, bem como fazer um conjunto de recomendações.
No âmbito do Relatório sobre Racismo, Xenofobia e Discriminação Étnico-Racial foram ouvidas 31 entidades e personalidades, estiveram envolvidas 28 organizações, e em todos os trabalhos, em diferentes momentos, 18 deputadas e deputados de todas as forças políticas. “O objetivo foi sempre dar voz àqueles e àquelas que são alvo da discriminação e de seguida às entidades e organizações que trabalham com estes públicos”, explica a parlamentar socialista.
Catarina Marcelino diz que uma das grandes conclusões deste trabalho – que receberá ainda contributos dos restantes partidos e da própria conferência – é que há escassez de dados sobre origem e discriminação étnico-racial em Portugal. A socialista considera também crucial a separação do combate ao racismo e à descriminação étnico-racial da estrutura responsável pela implementação de política de integração de imigrantes, uma das recomendações do relatório.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 08 de julho de 2019