Sexta-feira, 1 Fevereiro, 2019
Nota à Comunicação Social
Aprovado voto de louvor do PS por ‘Ferrel, a Capital da Luta contra o Nuclear”
Nota à Comunicação Social
A Assembleia da República regozijou-se hoje pela concessão da marca “Ferrel, a Capital da Luta contra o Nuclear” à freguesia de Ferrel, Peniche.
O voto de louvor, uma iniciativa do Grupo Parlamentar do PS, que teve como primeiro subscritor o deputado de Leiria António Sales, foi aprovado por unanimidade. “Estávamos em março de 1976 e Portugal vivia um período pós-revolucionário e pré-eleitoral, quando a iminência do ‘primeiro conflito ambiental da democracia’ convoca o povo de Ferrel para a rua, unido, contra a instalação de uma central nuclear para a produção de energia elétrica”, recordam os socialistas.
“Ferrel, freguesia do concelho de Peniche, mobilizou-se numa marcha genuinamente popular, em protesto, fez-se ouvir, impedindo a construção da projetada central”, lê-se no voto, que afirma ainda que “esta luta efetiva contra a opção pela energia nuclear é um legado histórico e um marco incontestável na memória coletiva deste povo”.
O PS garante ainda que este legado traspôs o âmbito local e assumiu um papel importante na vanguarda dos movimentos ambientalistas e no despertar da consciência ecológica na sociedade portuguesa contemporânea. “Em 2018, surge o justo reconhecimento pela luta do povo de Ferrel: por despacho do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, foi concedida a marca ‘Ferrel, Capital da Luta contra o Nuclear’, recordam os socialistas, que acreditam que a conquista da marca é o reconhecimento da “importância deste legado para a sociedade portuguesa”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 01 de fevereiro de 2019