Nota à Comunicação Social
Luís Moreira Testa quer serviço de colheitas de volta ao Centro de Saúde de Portalegre
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS Luís Moreira Testa alertou o Ministério da Saúde para o serviço de colheitas para análises que, durante muitos anos, funcionou no Centro de Saúde de Portalegre. “Sem existir motivo plausível”, o serviço deixou de funcionar, levando os utentes para o Hospital Dr. José Maria Grande, denunciou o socialista eleito pelo círculo de Portalegre.
O serviço de colheitas para análises, que funcionou durante anos no Centro de Saúde de Portalegre, era assegurado pelos técnicos do Laboratório de Saúde Pública, que está na dependência da Administração Regional de Saúde e encontra-se em instalações contíguas ao centro de saúde.
Ora, sem qualquer explicação, “aquele serviço de colheitas deixou de funcionar, levando a que todos os utentes do Centro de Saúde de Portalegre fossem deslocalizados para o Hospital Dr. José Maria Grande, em cujo laboratório hospitalar estão a ser efetuadas as colheitas”, revelou o deputado.
Na pergunta dirigida à tutela, Luís Moreira Testa explica que “este facto determinou que um número muito elevado de utentes, nomeadamente idosos, passasse a ter que se deslocar ao serviço hospitalar, com a inconveniência da própria deslocação”. No entanto, o mais grave, segundo o parlamentar, é o utente “ter que passar a frequentar o ambiente hospitalar, apenas para realizar colheitas, o que contraria todas as boas práticas”.
Segundo o socialista, o “laboratório hospitalar passou a estar congestionado com as colheitas suplementares que passou a realizar e, com isso, prejudicando a sua tarefa nuclear de apoio à atividade hospitalar”.
Luís Moreira Testa denunciou ainda que o Hospital Dr. José Maria Grande se debate com falta de técnicos.
Assim, o deputado do PS perguntou à ministra da Saúde se é possível que os técnicos do Laboratório de Saúde Pública voltem a prestar o serviço, com a celebração do protocolo de colaboração com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
Em alternativa, Luís Moreira Testa quer saber se não é possível as colheitas serem feitas pelos enfermeiros do Centro de Saúde de Portalegre, “como aliás acontece em todos os outros centros de saúde do distrito de Portalegre”
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 28 de fevereiro de 2019