Quarta-feira, 12 Dezembro, 2018
Nota à Comunicação Social
Filipe Neto Brandão questiona Governo sobre reabertura de Centro de Saúde de Veiros
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS Filipe Neto Brandão questionou a ministra da Saúde, ao abrigo do regimento parlamentar, sobre o encerramento da Extensão de Saúde de Veiros, em Estarreja, há duas semanas, alegadamente pela recolocação da única administrativa numa outra unidade.
A pergunta do parlamentar eleito por Aveiro surge na sequência de uma notícia intitulada: ‘Centro de Saúde fechado por falta de administrativa’, que deu conta, esta semana, que a Extensão de Saúde de Veiros, “uma unidade que serve em permanência cerca de três mil utentes, se encontra encerrada há já cerca de duas semanas porque uma funcionária administrativa que ali se encontrava colocada ter sido recolocada no Centro de Saúde da sede do concelho de Estarreja”. Segundo a notícia, o despojamento da Extensão de Veiros de qualquer apoio administrativo conduziu à retirada do médico.
Filipe Neto Brandão não esconde a estupefação pela situação. “Ainda que conste ser temporária a situação, a verdade é que se prolongou já por tempo demais e, sobretudo, é inconcebível que possa inexistir ainda a informação pública da data para a reabertura”, diz na pergunta dirigida ao gabinete de Marta Temido. “A ansiedade experimentada por todos os utentes da Extensão de Saúde de Veiros é assim compreensível, até que vejam reposto o funcionamento da referida unidade”, reconhece.
Face a tudo isto, o vice-presidente do grupo parlamentar do PS pergunta se a falta de uma única funcionária administrativa é razão para justificar o encerramento de uma Extensão de Saúde – no caso, a de Veiros – por várias semanas, que medidas estão a ser adotadas pelo Ministério da Saúde para face à situação e se há data prevista para a reabertura.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 12 de dezembro de 2018