Sexta-feira, 21 Dezembro, 2018
Nota à Comunicação Social
Deputados do PS alertam para sucessivos encerramentos de balcões dos CTT no distrito de Viseu
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS José Rui Cruz e Lúcia Araújo Silva lamentam a intenção do Conselho de Administração dos CTT de encerrar os únicos balcões dos CTT localizados nos concelhos de Armamar e de Tabuaço.
Os socialistas, eleitos pelo círculo de Viseu, lembram que “o concelho de Armamar é um território com 112,4 km2 de área e 6.297 habitantes, e engloba catorze freguesias”.
Já Tabuaço “localiza-se a norte do distrito de Viseu e está inserido no Alto Douro Vinhateiro, classificado pela Unesco como Património da Humanidade. Cerca de 25% da população trabalha no setor terciário, mas a agricultura continua a ser o setor com maior peso, cerca de 56% da população ativa”, frisam.
“Lembramos que desde 2013 temos assistido ao persistente e contínuo encerramento de balcões dos CTT por todo o país, que não podemos dissociar do seu processo de privatização e da sua obsessiva missão de corresponder aos propósitos dos seus acionistas privados”, criticam.
Os parlamentares do PS recordam que a ANACOM “aprovou recentemente os objetivos de densidade de rede postal e de ofertas mínimas de serviços que os CTT deverão cumprir até 2020, inerentes ao cumprimento das obrigações resultantes da concessão do serviço postal universal”.
Assim, José Rui Cruz e Lúcia Araújo Silva perguntam ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas se não considera que esta intenção de encerramento dos balcões de Armamar e Tabuaço viola o dever de interesse e serviço público a que a Administração dos CTT deve estar obrigada. De relembrar que os socialistas já questionaram o Executivo sobre o encerramento dos balcões dos CTT dos concelhos de Penedono, de Oliveira de Frades e de São João da Pesqueira.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 21 de dezembro de 2018