Nota à Comunicação Social
Deputado Paulo Pisco no lançamento da Associação Portuguesa de Beausoleil
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS Paulo Pisco esteve presente, no passado dia 7 de setembro, no lançamento da Associação Franco-Portuguesa de Beausoleil, um município francês onde cerca de um terço da população – que ronda os 1500 habitantes – é portuguesa. O socialista sublinhou a importância que a Associação tem para a comunidade, “que passa a dispor de um instrumento de apoio e desenvolvimento de atividades de natureza cultural”.
Paulo Pisco não deixou de agradecer ao presidente da câmara municipal, Gérard Spinelli, “a amizade que tem para com os portugueses e o apoio incondicional que lhes tem dado”.
A assinatura dos estatutos decorreu num restaurante português com a presença de cerca de duas dezenas de membros da comunidade. Para além de Gérard Spinelli, estiveram presentes o vereador português Jorge Gomes, um dos grandes impulsionadores da iniciativa, e Jorge Mendes, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa da região PACA – Provence-Alpes-Côte d’Azur, que irá assumir interinamente a presidência da associação.
A Associação Franco-Portuguesa será “fundamental para dar um apoio mais eficaz aos portugueses residentes em Beausoleil”, uma vez que conta com o enquadramento da câmara e do Governo português, explicou o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa.
A comunidade portuguesa na região PACA ganhou uma nova visibilidade desde a criação do consulado honorário em Nice, há dois anos, atualmente gerido por Joaquim Pires, um empresário do sul de França. Um dos exemplos é o município de Beausoleil, que até então passava despercebido.
No último ano, Beausoleil conheceu vários atos públicos, por onde passaram o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, o embaixador de Portugal em França e o deputado do PS, Paulo Pisco. No passado mês de maio, foi inaugurado um monumento aos portugueses que participaram na I Grande Guerra.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 10 de setembro de 2018