Nota à Comunicação Social
Socialistas alertam para urgência do melhoramento do IP6
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria, Margarida Marques, António Sales e José Miguel Medeiros, estão preocupados com o estado do troço do Itinerário Principal (IP) n.º 6, ao quilómetro 14, no sentido A-da-Gorda/Peniche. Por isso, perguntaram ao Governo para quando estão previstas as obras de melhoramento.
Após o despiste de uma viatura no troço do IP6 dia 15 de junho de 2017, a Infraestruturas de Portugal, que já havia revelado que estava a procurar desenvolver um projeto para uma nova solução que pusesse cobro à instabilidade do aterro daquela via, implementou medidas temporárias. O condicionamento de velocidade, basculamento de trânsito e supressão de uma faixa de rodagem são algumas das medidas.
Na altura, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, que respondeu, a 31 de julho desse ano, que estava a ser preparado o lançamento de um concurso para o desenvolvimento do projeto de execução, com base numa análise rigorosa da situação e com vista à apresentação de uma solução técnica que permita resolver o problema de forma definitiva.
| “O IP6 é uma via estruturante, integrada no plano rodoviário nacional, e que constitui uma importante forma de acesso à cidade piscatória e turística de Peniche, contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento da economia local nesses e noutros setores”
Assim, os deputados do PS voltam a questionar a tutela sobre “o detalhe e os desenvolvimentos deste processo, atendendo, em particular, que se aproxima a breve trecho a próxima época balnear, circunstância que provocará um maior afluxo e utilização da referida via rodoviária”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 20 de março de 2018