
Défice de 2016 será o mais baixo desde o 25 de abril
O deputado do PS Paulo Trigo Pereira realçou hoje, durante o debate quinzenal no Parlamento com a presença do primeiro-ministro, os bons resultados da execução orçamental, sublinhando que o Executivo optou sempre pela justiça social.
Paulo Trigo Pereira começou por saudar o Governo “pelos resultados da execução orçamental de 2016”, que sugerem que o défice andará pelos 2,3%, ou seja, um valor inferior ao que foi solicitado por Bruxelas. “Nunca é demais sublinhar que, a concretizar-se, será o défice mais baixo alguma vez alcançado desde o 25 de abril de 1974”, salientou.
O deputado socialista lembrou que “a oposição sempre considerou que este objetivo era inalcançável, ou aritmeticamente impossível”.
“Não se trata apenas de um défice baixo, mas um défice alcançado com maior justiça social, sem aumento do nível de fiscalidade, e com uma economia com um crescimento ainda menor do que desejaríamos”, explicou o deputado, acrescentando que o que distingue o atual Governo da anterior governação PSD/CDS “é que não olhamos só para o saldo orçamental, mas cuidamos da forma como ele é alcançado”.
O Partido Socialista, asseverou, “sabe que uma política orçamental fortemente restritiva, de subida de impostos e corte na despesa, como a encetada pelo anterior Governo, tem um efeito recessivo na economia e isso reflete-se em menores rendimentos e menor produto. E por isso adotou uma política de consolidação orçamental moderada que fez crescer o emprego, aumentar as contribuições sociais e reduzir as prestações de desemprego”.
“Credibilidade está associado a reputação, e reputação a confiança. É esta confiança, dos nossos cidadãos, dos nossos parceiros europeus, dos nossos credores, que permite melhorar as condições do nosso financiamento futuro”, disse.