
PS quer entrada gratuita para jovens nos museus já em 2018
O deputado Diogo Leão apresentou hoje, no Parlamento, uma proposta de resolução do PS para o acesso gratuito aos museus e monumentos nacionais durante os fins de semana e feriados para jovens até aos 30 anos.
Como explicou o deputado, o grupo parlamentar do PS quer implementar esta medida “durante esta legislatura, mais concretamente, já durante o próximo ano de 2018”.
“Este objetivo é a tradução palpável de uma política cultural ambiciosa que prepara melhor as novas gerações”, afirmou.
Diogo Leão garantiu que esta medida representará, para os jovens, “um acesso mais democrático, mais permanente, mais justo e inclusivo aos bens culturais”, que “representam a nossa riqueza e refletem a nossa diversidade”.
O deputado da bancada socialista deixou, depois, “uma palavra de espanto para o arrojo da direita neste assunto, nomeadamente no que toca ao CDS”, já que, em 2011, durante o Governo de coligação PSD/CDS, “foram corresponsáveis pela restrição e redução das entradas gratuitas nos museus nacionais, condicionando-as aos primeiros domingos de cada mês”.
Agora, continuou, “apresentam-se aparentemente bem generosos na expansão dessa mesma gratuitidade, mas os cidadãos sabem que a credibilidade está em deficit quando se faz uma coisa no Governo e se defende o inverso na oposição”.