
Igualdade de género nas empresas é competitividade
A deputada do PS Elza Pais saudou hoje o Governo pela apresentação de uma proposta de lei sobre a representação equilibrada de género na administração das empresas do sector público e das empresas cotadas em bolsa, uma vez que se trata de “um importante passo para a igualdade de género e para o fim do desperdício das qualificações das mulheres”.
“É uma proposta de lei há muito desejada por razões de justiça social, direitos fundamentais e progresso da democracia. Ora, sendo as mulheres tão ou mais qualificadas do que os homens, é injusto que não tenham iguais oportunidades”, defendeu.
Segundo Elza Pais, “esta lei é pelo progresso, pela modernidade, para derrubar os tetos de vidro e os obstáculos e estereótipos que têm impedido as mulheres qualificadas de chegar aos lugares de liderança”. Deste modo, acrescentou, Portugal segue “as melhores práticas que têm sido adotadas na Europa, assumindo o compromisso de se associar a países como a Alemanha, a França ou a Itália”.
A deputada socialista alertou que as “estratégias de autorregulação adotadas, não vinculativas, fizeram o seu caminho, mas estão esgotadas”, daí a necessidade de darmos “mais este passo civilizacional”.