
Pedro Delgado Alves destaca maior criação de emprego dos últimos 19 anos
O Vice-Presidente da bancada do PS Pedro Delgado Alves congratulou-se com os números do desemprego revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), sublinhando que o valor de 8,8% é o “mais baixo desde o primeiro trimestre de 2009”.
A taxa de desemprego do segundo trimestre deste ano “não significa só uma objetiva melhoria dos números do desemprego, como também é acompanhada por uma criação líquida de emprego, a melhor aliás dos últimos 19 anos, e que representa o dobro do que encontramos quer na zona euro quer ao nível do conjunto da União Europeia”, sublinhou.
Segundo Pedro Delgado Alves, “estes números são positivos a vários níveis”, uma vez que “traduzem uma melhoria ao nível de todo o país” e ao mesmo tempo “uma melhoria em todos os grupos etários”, dando como exemplo a diminuição do desemprego jovem para 22,7%.
O deputado socialista comparou depois estes dados com os do primeiro trimestre do ano, verificando uma redução da taxa de desemprego de 1,3%, e ainda com os números do ano anterior, “com variação homóloga negativa de 2%”. “São indicadores muito claros de que há uma trajetória distinta e que temos criação líquida de emprego”, asseverou.
Pedro Delgado Alves apontou que “mais do que sublinhar a diminuição do desemprego, é importante enfatizar que desde que o atual Governo iniciou funções em 2015, quase 200 mil postos de trabalho a nível de criação líquida de emprego se verificaram”. “É um número quase superior a 360 postos de trabalho de criação líquida diária”, acrescentou.