
PS requer audição do presidente da FPF no Parlamento
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) considera preocupantes as palavras do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, sobre o clima que se vive neste desporto, e vai requerer a sua audição na Assembleia da República, no âmbito da Comissão de Comunicação, Juventude e Desporto.
O GPPS acompanha com apreensão as considerações do presidente da FPF, Fernando Gomes, sobre a «apologia do ódio» que se vive, em Portugal, nesta modalidade desportiva.
Num artigo de opinião hoje publicado em diversos órgãos de comunicação social, o presidente da FPF alerta para o clima que se vive no futebol profissional português, sublinhando como preocupações fundamentais a arbitragem e os adeptos. Nesse mesmo artigo, Fernando Gomes alega que existem «sinais de alarme» no que concerne à arbitragem, à violência entre adeptos e ao «ódio entre clubes, espalhado por redes sociais e órgãos de comunicação social». Ainda no mesmo texto, é referida a necessidade de intervenção do Estado, do Governo e da Assembleia da República, por forma a combater as ameaças ao futebol português.
Na sequência destas afirmações, o GPPS vai requerer, de imediato, a audição da FPF e do seu presidente, Fernando Gomes, na Assembleia da República, procurando ir ao encontro do seu apelo para um maior envolvimento do Parlamento na correção dos fatores negativos que prejudicam a qualidade do fenómeno desportivo nesta modalidade.
O GPPS considera que as palavras do presidente da FPF devem suscitar uma profunda reflexão na sociedade e manifesta-se inteiramente disponível para ir ao encontro de melhores soluções legislativas, que acautelem as preocupações enunciadas e, muito particularmente, reforcem o combate a todas as expressões de violência no desporto, em geral, e no futebol profissional português, em particular.