
Carlos César garante que o Governo procurará alternativas ao chumbo da TSU
O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Carlos César, recebeu esta tarde na Assembleia da República, uma delegação da CGTP-IN, representada pelo secretário-geral da organização sindical, Arménio Carlos.
A ordem de trabalhos da audiência contemplava, entre outros assuntos, a discussão da Taxa Social Única (TSU).
Carlos César considerou, à saída, que “se a decisão tomada for a de terminar com a redução da TSU, o Governo, em diálogo com os parceiros parlamentares que o apoiam e com os parceiros sociais, encontrará uma solução”. Para já, o líder da bancada parlamentar do PS apela a que se aguarde pela decisão da Assembleia da República, sendo que “o Governo assumirá as suas responsabilidades”.
Nesse sentido, Carlos César espera que a solução encontrada “dê também confiança a todos os empresários”, e sobretudo aos das pequenas e médias empresas com maior dificuldade de adaptação ao novo nível de despesa salarial.
“É importante transmitir aos nossos empresários, sobretudo aos das pequenas empresas com maiores dificuldades na sua adequação a um novo nível de despesa salarial, a confiança do Estado nessa sua nova conduta em termos de responsabilidade social”, acrescentou.
O Presidente do PS sublinhou ainda que todo o “alarido” por parte de alguns partidos políticos e todas as “extrapolações para a situação de estabilidade política em Portugal”, só existe por uma “excelente e belíssima razão, que foi a decisão do Governo de aumentar o salário mínimo nacional”.
De Arménio Carlos ficou a promessa de “intensificar o diálogo” com o Partido Socialista. O secretário-geral da CGTP-IN assumiu as divergências quanto à descida da TSU, mas contrapôs que acertou com os socialistas uma intensificação do diálogo sobre a matéria, abrangendo todos os setores de atividade.