Rui Santos

Rui Jorge Cordeiro Gonçalves dos Santos nasceu a 24 de janeiro de 1969 no concelho de Vila Real. É licenciado em Engenharia Florestal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com uma Pós-graduação em Gestão Pública e Autárquica na mesma universidade.
Deputado eleito à Assembleia da República na XII e XVII Legislaturas pelo círculo de Vila Real, é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar. Integra a Comissão de Reforma do Estado e Poder Local e a Comissão de Defesa Nacional. É ainda membro suplente na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Foi deputado da Assembleia Municipal de Vila Real entre 2001 e 2009, sendo coordenador da bancada do PS nos últimos quatro anos. Foi também vereador da Câmara Municipal de Vila Real, no mandato 1997/2001, sendo novamente eleito, em 2009, vereador sem funções executivas, na sequência da sua candidatura a Presidente da Câmara.
Eleito, em 2013, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, tornou-se o primeiro presidente de câmara socialista nesta capital de distrito, função para a qual foi reeleito em 2017 e 2021.
Desempenhou ainda funções de presidente da Assembleia Geral da Empresa Municipal Vila Real Social, presidente do Conselho de Administração da empresa intermunicipal ADIN – Águas do Interior Norte e vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
Juntamente com autarcas de vários partidos, representantes do mundo académico e empresários, fundou e integrou o Movimento Pelo Interior, que elaborou um documento com 26 propostas de valorização do interior de Portugal. Este Movimento contou com o alto patrocínio do Ex.mo Sr. Presidente da República e com o apoio do Governo e da Assembleia da República.
Autor de vários artigos de opinião em jornais regionais e nacionais, publicou ainda o livro “Promessas Eleitorais versus Pensamento Estratégico” (em coautoria com Ascenso Simões).
É presidente da Federação do PS de Vila Real.
Rui Santos, enquanto estudante do ensino superior, foi presidente da Direção da Associação Académica da UTAD, no mandato 1993/1994. Pertenceu aos órgãos de gestão da UTAD, nomeadamente à Assembleia e ao Senado Universitários, primeiro como representante dos Alunos e mais tarde como dirigente da AAUTAD.
A convite do Reitor da UTAD, foi administrador dos Serviços da Ação Social da Universidade, de 1990 até 2005. Foi diretor da Segurança Social Distrital de Vila Real, de 2005 a 2010, momento em que optou por regressar à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desta vez como administrador da Universidade. Continua a pertencer ao quadro de pessoal desta Universidade, como técnico superior.
Atividade do deputado no parlamento