
Governo do PS tem investido na área da oncologia pediátrica
O deputado António Sales considerou hoje, no Parlamento, que a oncologia é uma das áreas que mais necessita ser trabalhada para se encontrar soluções, sublinhando que o atual Executivo “tem procurado consensos políticos e partidários nesta matéria”, sendo um exemplo a aprovação do Registo Oncológico Nacional.
António Sales lembrou que o Governo colocou como prioridade estratégica no seu programa de ação “a abordagem integrada e de proximidade de doença crónica, cobrindo através de um programa de prevenção a doença oncológica”. O Executivo prevê ainda o reforço dos cuidados prestados no domicílio e em ambulatório, referiu.
O parlamentar do PS lembrou que foi inaugurada, no ano passado, “a primeira unidade de cuidados paliativos pediátricos ‘O Kastelo’, em Matosinhos, exemplo paradigmático de um Governo que fica ligado pelo seu determinante incentivo a esta conquista”.
“O acompanhamento clínico oncológico no Serviço Nacional de Saúde tem hoje profissionais mais direcionados, terapêuticas mais diversificadas e recursos de suporte de doença”, frisou António Sales, acrescentando que há “mais e melhor conhecimento da doença, hospitais mais humanizados, melhores meios complementares de diagnóstico, mais unidades de tratamento da dor”.
O deputado socialista revelou que o partido se preocupa com as questões de mortalidade associadas ao cancro infantil e também com o impacto desta doença nos seus portadores, familiares e na qualidade de vida dos que sobrevivem.
António Sales garantiu que “o Partido Socialista é especialmente sensível a esta temática” e, por isso, dará continuidade ao trabalho realizado.