

Governo não tem uma visão estratégica para o interior
O deputado do PS Nuno Fazenda lamentou hoje que o interior não seja uma prioridade para o Governo da AD e recomendou a implementação do Programa de Revitalização da Serra da Estrela.
Nuno Fazenda, que apresentava o projeto de resolução do Partido Socialista, salientou quando, depois dos graves incêndios que atingiram cerca de 25% da área da Serra da Estrela, em 2022, o Executivo do PS, “para além das medidas de resposta imediata e de curto prazo que realizou, lançou e aprovou um programa ambicioso, o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela”.
“Tratou-se de um programa realizado no território, resultante do trabalho de 68 entidades da região”, lembrou o socialista, acrescentando que tinha uma dotação de 155 milhões de euros e incluía “projetos muito importantes nas áreas do ambiente e ordenamento do território, florestas, Proteção Civil, economia, turismo, cultura e agricultura”.
Ora, analisando quer o programa do Governo da AD, quer a proposta de Orçamento do Estado para 2025, pode constatar-se que “o interior não é uma prioridade”, lamentou.
“Não há uma visão estratégica para o interior”, assegurou Nuno Fazenda, garantindo que “a Serra da Estrela é apenas um exemplo da inação do Governo para o interior”.
Por isso, perante a inação do Executivo de Luís Montenegro, o Grupo Parlamentar do PS instou o “Governo a implementar o Programa de Revitalização da Serra da Estrela, dando continuidade aos projetos que foram lançados e aos investimentos programados para esta região única de Portugal”, frisou.
Nuno Fazenda concluiu a sua intervenção a defender que “o interior e a Serra da Estrela não podem ficar para trás e têm de estar no mapa das prioridades do país, ao contrário do que este Governo tem feito”.