

GPPS recomenda ao Governo que assegure a despoluição do rio Nabão
O Grupo Parlamentar do PS apresentou um conjunto de recomendações urgentes ao Governo para que promova medidas que assegurem o financiamento da despoluição do rio Nabão, que atravessa vários Concelhos dos distritos de Leiria e Santarém, procedendo também ao apuramento das suas fontes de poluição e à necessária fiscalização.
Num projeto de resolução entregue hoje na Assembleia da República, que tem como primeiros subscritores os deputados socialistas eleitos por Santarém, Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha, recorda-se que, “nos últimos anos, muitas têm sido as manifestações de descontentamento das populações relativamente a descargas poluentes no rio, refletindo uma preocupação partilhada pelos autarcas e deputados eleitos por aqueles círculos eleitorais e que já justificou a apresentação de várias queixas-crime pela Câmara Municipal de Tomar”.
No diploma, os parlamentares do PS defendem que “perante a premência de encontrar uma solução definitiva” para esta situação, com graves consequências para o ambiente e para a saúde pública, “urge apresentar um conjunto de recomendações urgentes ao Governo”.
Nesse sentido, o GPPS pretende que o executivo “promova o adequado apuramento das fontes poluição do Rio Nabão, através da articulação entre as entidades relevantes e/ou competentes nesta matéria” e “garanta a necessária fiscalização”, além de promover “medidas que visem encontrar financiamento para a despoluição da bacia hidrográfica”.
“Trabalhar para o financiamento da despoluição do Rio Nabão é um objetivo do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. A despoluição do Rio é crucial para a qualidade de vida da população”, defende o deputado Hugo Costa, primeiro subscritor do projeto de resolução do PS.