

Motociclos devem pagar menos IUC que um ligeiro de passageiros por serem menos poluentes
O deputado do PS Carlos Brás defendeu hoje que os motociclos são uma “alternativa prática, económica e ecológica para o transporte, sobretudo em contexto urbano”, e considerou que o Partido Socialista foi inovador no seu projeto de lei sobre o Imposto Único de Circulação (IUC), porque pretende acabar com os escalões.
Lamentando que o PSD tenha impedido os arrastamentos de propostas dos outros partidos para o debate desta tarde sobre medidas para a promoção do uso e segurança dos motociclos, Carlos Brás comentou que “o uso de motociclos surge como uma solução eficaz e inteligente para os desafios urbanos e ambientais”.
“Em comparação com os automóveis, os motociclos são muito mais económicos em termos de consumo de combustível”, frisou o socialista, acrescentando que o uso de motociclos contribui também “para a redução da dependência de combustíveis fósseis”, reduzindo o impacto ambiental.
O deputado do PS defendeu, pois, que “optar por um motociclo é uma escolha consciente e eficaz que ajuda a diminuir a pegada de carbono e a melhorar a qualidade do ar nas cidades”, para além da facilidade no estacionamento.
Por todos estes motivos, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista deu entrada a dois projetos de lei. Um deles é sobre o IUC e o PS foi “inovador”, já que pretende “acabar com os escalões”, destacou o socialista, explicando que se propõe “tributar os motociclos por cada cm3 de cilindrada, acabando com as distorções que os escalões sempre introduzem quer nos contribuintes, quer no mercado”.
“Considerando o desgaste provocado nas rodovias e as emissões poluentes, os motociclos deveriam pagar menos que um automóvel ligeiro de passageiros”, alertou. Carlos Brás propôs que a lei deve entrar em vigor “apenas em 2026” salvaguardando as questões de impacto orçamental.
“O Partido Socialista reafirma também o seu compromisso com a segurança rodoviária e a sustentabilidade da mobilidade urbana” e, por isso, deu entrada a um projeto de lei “que visa regulamentar a circulação de motociclos entre filas de automóveis em circunstâncias de trânsito muito denso e obedecendo a critérios rigorosos”, indicou o deputado do PS.