Nota à Comunicação Social
Artistas do projeto “A Mulher e a Constituição” visitaram a Assembleia da República
Um grupo de mulheres que foram convidadas a participar no projeto “A Mulher e a Constituição”, que culminará com uma exposição das suas obras no município de Paredes, visitou hoje a Assembleia da República.
O projeto visa assinalar os 50 anos da Constituição de 1976 e reúne 50 mulheres artistas que vão assinalar, através da pintura, esta efeméride, promovendo igualmente uma reflexão sobre estas cinco décadas.
A visita à Assembleia da República insere-se nos trabalhos preparatórios deste projeto para cada uma das artistas convidadas, que foram recebidas pela deputada eleita pelo Círculo Eleitoral do Porto, Dália Miranda.
“São artistas de vários pontos do país que, no âmbito desta iniciativa tão original e importante, quiseram visitar a Assembleia, até como forma de inspiração para os trabalhos que vão desenvolver”, afirma Dália Miranda, que se congratula com a aprendizagem conjunta que estas visitas proporcionam. “São pessoas que conhecem a história da democracia e que, mesmo que algumas delas já não estejam na vida profissional de forma ativa, continuam a interessar-se pela política”.
Para Dália Miranda, visitas como esta são também muito importantes para aproximar os eleitores dos seus eleitos e para mostrar as funções dos deputados. “Muitas vezes as pessoas têm a ideia de que o trabalho dos deputados se resume ao plenário. E nestes encontros podemos desmistificar essa ideia e mostrar tudo o que fazemos nas comissões, nos grupos de trabalho, para além do trabalho de proximidade que fazemos nos nossos círculos eleitorais. O plenário é a súmula do que é feito a montante”, explica a deputada.
A inauguração da exposição “A Mulher e a Constituição” está prevista para 2 de abril de 2026, em Paredes, e deverá depois percorrer, até ao final do ano, outros municípios do país.
Gabinete de Imprensa do GPPS
18 de fevereiro de 2026