Segunda-feira, 24 Junho, 2019
Nota à Comunicação Social
Comissão de Inquérito CGD: PS envia perguntas aos assinantes do contrato “Boats Caravela”
Nota à Comunicação Social
O Grupo Parlamentar do PS enviou hoje ao Presidente da II Comissão de Inquérito à recapitalização e gestão da CGD um conjunto de perguntas dirigidas aos quatro assinantes da operação “Caravela Boats”, que gerou uma perda de cerca de 340 milhões de euros.
Os parlamentares do PS nesta Comissão recordam que a referência à operação designada como “Veículo Especial de Financiamento Caravela Boats” surge no relatório realizado, em 2017, pela Ernest & Young, S. A. (EY) à Caixa Geral de Depósitos (Caixa), cujas conclusões dão conta de que o seu objetivo seria “melhorar os resultados contabilísticos, transformando obrigações com cupão à taxa fixa em taxa variável, eliminando assim a menos valia potencial associada às obrigações de taxa fixa”.
Perante o facto de esta operação ter gerado uma perda aproximada de 340 milhões de euros, e de os relatores da Ey não terem encontrado evidência de que os elevados riscos da operação tenham sido analisados corretamente, os deputados do PS pretendem que os signatários esclareçam quais os termos em que o contrato foi negociado, bem como quem os mandatou, e em que termos, para assinarem o referido contrato em nome da CGD.
O PS quer, assim, saber quais as razões que levaram à aceitação de uma operação que permitia ao Credit Suisse imputar activos tóxicos à Caixa Geral de Depósitos.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 24 de junho de 2019