Terça-feira, 17 Julho, 2018
Nota à Comunicação Social
Deputado Jorge Gomes apela ao combate da Vespa das Galhas do Castanheiro
Nota à Comunicação Social
Numa pergunta dirigida ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o deputado do PS Jorge Gomes quis saber de que forma a tutela está a atuar para combater a praga de Vespa das Galhas do Castanheiro, tendo em conta os impactos ecológicos, ambientais, económicos e sociais que está a produzir em toda a zona produtora de castanha do norte e centro do país.
O parlamentar eleito pelo círculo de Bragança lembra que “a cultura do castanheiro tem um impacto significativo na economia do centro e norte de Portugal”.
O inseto, detetado em Portugal no ano de 2014, “ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, o que leva à diminuição do crescimento dos ramos e impede a frutificação”, podendo mesmo conduzir ao declínio e morte das plantas.
Segundo Jorge Gomes, as medidas preconizadas no Plano de Ação Nacional para o Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro “não tiveram ainda o êxito esperado”. O parlamentar socialista frisou que esta praga já foi detetada em, pelo menos, 64 concelhos.
Deste modo, o deputado do PS perguntou ao ministro da Agricultura, através dos diversos organismos por si tutelados, como está a pensar “atuar nas vertentes de combate, estudo, divulgação de informação e formação para que, a curto prazo, se possa esperar o controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 17 de julho de 2018