Nota à Comunicação Social
Deputado Pedro Coimbra defende solução apresentada pelo Governo para o Sistema de Mobilidade do Mondego
O deputado do PS Pedro Coimbra voltou a defender hoje, na audição ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, a solução apresentada pelo Governo para o Sistema de Mobilidade do Mondego. “É urgente meter mãos à obra, iniciar o que falta fazer e concluir o projeto rapidamente, pois trata-se de um assunto que se arrasta há demasiado tempo”, disse. “Já não é só uma questão de mobilidade mas, sobretudo, uma questão de dignidade para com as populações e território”, acrescentou.
“Pode não ser a solução ideal, mas é uma solução digna”, afirmou ainda o parlamentar eleito por Coimbra. “Foi pela mão do atual Governo que se chegou a uma solução eficaz, adequada, moderna e que resolve as necessidades das populações da Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra”, defendeu.
“O investimento vai salvaguardar a mobilidade na linha suburbana entre Serpins e Coimbra, mas também a linha urbana dentro da cidade, bem como a recuperação urbanística de parte da baixa de Coimbra, que é urgente e cuja degradação se tem arrastado por falta de solução para este problema”, prosseguiu.
Além disso, adiantou o deputado, “as populações que se deslocam dos concelhos da Lousã e de Miranda para Coimbra, com a solução apresentada, em termos de resposta de mobilidade, ficarão mais bem servidas, porquanto passarão a ter ligações diretas aos seus principais destinos como sejam o centro da cidade, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra ou a estação de Coimbra B, que também será requalificada”. Pedro Coimbra não tem dúvidas de que “tal não seria possível se se optasse por linha férrea pesada, como alguns têm defendido, para além desta ter custos de investimento e de exploração incomparavelmente maiores”.
O socialista não deixou de salientar o empenho e dedicação do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que “apresentou uma solução séria, suportada num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que é uma entidade independente e cuja competência é reconhecida internacionalmente”.
Por fim, referiu ainda “que não se trata nem de um tiro no escuro”, nem de uma experiência. “Esta solução existe e está em funcionamento com sucesso em vários países do Mundo” e destacou “que em Kesennuma, no Japão, funciona num traçado muito semelhante, em circuito urbano combinado com circuito suburbano de características mais montanhosas, como o que liga Serpins a Coimbra”.
Com os melhores Cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS