Nota à Comunicação Social
Deputado socialista Pedro Sousa apresenta voto de congratulação pelo 115º Aniversário da Associação Recreativa Aurora da Liberdade, em Matosinhos
Nota à Comunicação Social
O deputado socialista Pedro Sousa apresentou, no Parlamento, um voto de congratulação pelo 115º Aniversário da Associação Recreativa Aurora da Liberdade, por “mais de um século de intensa atividade a levar cultura a Matosinhos e ao país”.
No voto, entregue hoje na Comissão de Cultura da Assembleia da República, recorda-se que a Associação Recreativa Aurora da Liberdade (ARAL) “foi fundada a 13 de maio de 1906 por onze operários de Matosinhos e Leça da Palmeira, sob o ímpeto do espírito republicano”.
“A Aurora da Liberdade passou pela queda da monarquia, pela primeira república, por 48 anos de ditadura (altura em que foi forçada a mudar o nome para Aurora e assumir a figura de associação recreativa), mantendo a sua vitalidade até aos dias de hoje”, assinala-se no texto de homenagem.
Fundada como Grupo Dramático, esta Associação distinguiu-se pela “aposta na formação e profissionalização dos seus atores, refletida na qualidade das peças teatrais apresentadas”, razão por que foi “reconhecida com a atribuição de inúmeros e diversos prémios de dimensão regional e nacional”.
No texto, recorda-se que a ARAL ficou também “reconhecida pela fantástica Orquestra Aurora da Liberdade, pela banda Os Titãs de Matosinhos e pelo Corpo Cénio, que participou em vários concursos de Arte Dramática a nível nacional, arrecadando primeiros prémios e menções honrosas, como foi noticiado nos jornais da época”.
O “maior reconhecimento” da Aurora da Liberdade ocorreu em 1987, quando “foi distinguida com a Comenda da Ordem de Mérito, pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares”.
Lembrando que mesmo durante a pandemia a Associação “não deixou de assinalar o seu aniversário e, com ele, celebrar a festa da cultura”, salienta-se que “a sua resiliência no tempo diz bem da coragem, dinamismo e estoicismo de todos aqueles que passaram por esta associação, do seu esforço e empenho na promoção da cultura, nunca desistindo da sua cidade e das suas gentes”.
“Não podemos falar de cultura popular em Matosinhos sem falar da associação Aurora da Liberdade, o seu peso a sua importância e valor estão intrinsecamente ligados à comunidade e ao concelho”, lê-se no voto, em que se congratula a associação “pelo percurso e o papel relevante que tem desempenhado na região e no país”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 16 de junho de 2021