Terça-feira, 18 Maio, 2021
Nota à Comunicação Social
Deputado socialista Pedro Sousa questiona Governo sobre substituição de docentes na Escola Básica da Praia, em Leça da Palmeira
Nota à Comunicação Social
O deputado socialista Pedro Sousa questionou o Governo sobre a colocação de professores na Escola Básica da Praia, em Leça da Palmeira, Concelho de Matosinhos, na sequência do protesto de encarregados de educação devido aos atrasos na substituição de docentes que se encontram de baixa médica.
Na pergunta dirigida ao ministro da Educação, o parlamentar do PS recorda que, no passado dia 13 de maio, alguns encarregados de educação afirmaram à comunicação social que aquele estabelecimento de ensino “está a passar por sérios constrangimentos devido à sucessiva e demorada substituição de docentes que apresentaram baixa médica”.
Os pais dos alunos exigiam “uma solução, urgente, para a sistemática substituição de professores na turma do 3º ano que, em três anos, já teve sete docentes”, relatando que a situação “agrava-se na medida em que, durante os períodos em que estão sem docente, aguardando que o mesmo seja substituído, os alunos são acompanhados por auxiliares de educação”.
Na pergunta, Pedro Sousa dá ainda conta de que “a direção do agrupamento, que acompanha o assunto com grande proximidade e tem pugnado por encontrar as melhores alternativas, informou os encarregados de educação que o processo de substituições está em curso, aguardando-se, nesta data, pela lista definitiva de colocação de professores”.
O deputado do PS, que é também presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, pretende saber se o Ministério da Educação está a “acompanhar esta situação concreta” e, se assim for, “quais as diligências tomadas e a tomar para que casos análogos não se repitam”.
Pedro Sousa quer ainda saber se “existe previsão de data para a publicação das listas definitivas de colocação dos professores”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 18 de maio de 2021