Quinta-feira, 24 Janeiro, 2019
Nota à Comunicação Social
Deputados do PS aplaudem ligação ferroviária Aveiro-Mangualde
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS José Rui Cruz e Lúcia Araújo Silva congratularam-se com o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, do plano de construção do corredor ferroviário AveiroMangualde, um investimento de 650 milhões de euros incluído no pacote de infraestruturas públicas do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
Os parlamentares eleitos pelo círculo de Viseu consideram que se está a gerar um ambiente positivo devido à abertura de um caminho novo para as exportações do centro-norte em direção à Europa. “É uma grande notícia para a economia regional”, afirmam, antecipando captação de investimento.
Segundo António Costa, o Programa Nacional de Investimentos 2030 ainda será apreciado na Assembleia da República com o objetivo de ser “aprovado pela maior maioria possível, desejavelmente superior a dois terços dos deputados, de modo a assegurar a estabilidade do programa de investimentos ao longo de vários ciclos políticos”.
José Rui Cruz e Lúcia Araújo Silva sublinham que a nova linha ferroviária é uma obra a desenvolver entre 2026 e 2030. A ligação ferroviária entre Porto e Aveiro, em funcionamento desde 2010 – que distribui a carga que entra e sai do porto de Aveiro, já com ligação direita à linha do Norte –, passará a estar conectada com Viseu e, a partir daí, seguirá para outros países europeus.
Os deputados aplaudem, assim, a aposta do Executivo do PS na economia do país, contrariando o desinvestimento a que Portugal foi entregue durante os anos de governação do PSD/CDS.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 24 de janeiro de 2019