Nota à Comunicação Social
Deputados do PS pedem intervenção da IP na estrada degradada em frente ao Hospital de São João
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS Fernando Jesus e Joana Lima questionaram o Governo sobre um troço da Estrada Nacional 12 – Estrada da Circunvalação, em frente ao Hospital de São João, no Porto, que está muito degradada, num local de passagem obrigatória para milhares de cidadãos.
A EN12 “é uma via de comunicação rodoviária estruturante para o Porto e para a Área Metropolitana do Porto, servindo de ligação entre a cidade e os concelhos de Matosinhos, Maia e Gondomar, bem como de acesso ao Hospital de São João”, frisam.
Para além dos cerca de cinco mil trabalhadores do hospital, deslocam-se diariamente a este local pessoas para visitar os pacientes internados, que vão a consultas externas ou em situação de urgência, sendo que o Instituto Português de Oncologia do Porto se situa na lateral do Hospital de São João, o que aumenta o movimento na zona.
Os socialistas lembram que próximo existe “um polo universitário que contém, designadamente, a Faculdade de Medicina do Porto, a Escola Superior de Enfermagem, a Escola Superior de Educação, o Instituto Politécnico do Porto, as Faculdades de Engenharia do Porto, do Desporto, a Universidade Portucalense e a Faculdade de Economia”. No mesmo local – uma das zonas mais densamente povoadas na cidade – encontra-se ainda o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e a UPTEC, a maior incubadora de empresas no país.
Ora, de acordo com os parlamentares do PS eleitos pelo círculo do Porto, “existe uma extensão de cerca de 200 metros da EN12, em frente ao Hospital de São João, muito degradada, em terra batida, esburacada, com vários desníveis, sem passeio nem estacionamento devidamente sinalizado”.
“Note-se que mesmo em frente a estas ‘crateras’ fica a estação de metro de São João, que faz parte da linha amarela, a linha mais utilizada do Metro do Porto”, apontam.
Sendo que este problema não é novo, Fernando Jesus e Joana Lima apelam a uma urgente intervenção por parte da Infraestruturas de Portugal (IP) para que proceda à reposição dos passeios e da baia de estacionamento em falta nesta zona.
Tendo em conta “a insegurança e o perigo que a degradação da EN12 pode acarretar para os milhares de utilizadores que ali circulam diariamente”, os socialistas perguntaram ao ministro das Infraestruturas e da Habitação se a IP lhe deu conhecimento do estado a que chegou esta estrada.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 01 de agosto de 2019