Nota à Comunicação Social
Deputados do PS preocupados com acidente de contaminação no Rio Sousa
Os deputados do PS estão preocupados com o acidente de contaminação do rio Sousa, no distrito do Porto, que decorreu no passado dia 7 de março. Segundo foi noticiado, cerca de 250 mil litros de chorume, um composto de uma mistura de dejetos sólidos e líquidos de animais usado como fertilizante, chegaram ao leito deste afluente do rio Douro, que ficou coberto com uma espuma espessa, causando maus odores que se estenderam ao longo de vários quilómetros.
A ocorrência terá sido registada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que identificou como fonte poluidora uma vacaria situada na freguesia de Rans, concelho de Penafiel, devido a um desabamento de terras que provocou a queda de um muro de um depósito de chorume. No entanto, de acordo com o município de Penafiel, a fauna e a flora não foram afetadas.
Os parlamentares socialistas, entre eles João Torres, Joana Lima e Renato Sampaio, lembram que são vários os acidentes de contaminação de rios em Portugal, quer por causas acidentais, quer por intermédio de ações de descarga com caráter intencional.
| “Estas ocorrências requerem o desenvolvimento de uma política de prevenção tão eficaz quanto possível, articulada entre as autarquias e o Governo”
Numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente, os deputados questionam se a tutela teve conhecimento desta ocorrência e quais as medidas que está em condições de desenvolver para a resolver.
Perguntam, ainda, que propostas pretende o Ministério do Ambiente apresentar tendo em conta a necessidade de evitar as descargas e contaminações nos rios portugueses.
Com os melhores cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS