Nota à Comunicação Social
Deputados do PS querem apoios a agricultores e produtores afetados por tempestade
Os deputados do PS eleitos pelos círculos de Viseu e Vila Real estão preocupados com a intempérie que assolou esta região na semana passada, sob a forma de chuvas torrenciais e granizos muito fortes, tendo provocado a devastação de um conjunto de culturas agrícolas com uma forte implantação na estrutura económica destes concelhos. Para além das culturas de grande dimensão, foi também fortemente afetada a agricultura de base familiar, que serve de suporte económico às famílias.
Os parlamentares Lúcia Araújo Silva, Marisabel Moutela, José Rui Cruz, Ascenso Simões e Francisco Rocha defendem que, “tratando-se de um fenómeno climatérico cujo controlo escapa aos agricultores, será importante proceder à avaliação rigorosa do seu impacto de forma a determinar o nível dos danos causados, bem como o ânimo dos eventuais apoios a atribuir aos produtores como forma de minimizar os seus prejuízos”.
“Por outro lado, será importante avaliar a extensão do impacto do fenómeno climatérico verificado sobre produções futuras”, acrescentam.
Assim, os deputados socialistas perguntam ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural quais as medidas de apoio que estão prontas a ser orientadas para os agricultores e produtores de um conjunto de freguesias dos concelhos de Armamar, Alijó, Lamego, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço e Tarouca afetados pelo mau tempo.
Melhores cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS