Nota à Comunicação Social
Deputados do PS querem mais rapidez na certificação da pista das Flores
Os deputados do PS na Assembleia da República, eleitos pelos Açores, questionaram hoje o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre as diligências entretanto promovidas junto da ANA no sentido de se proceder à certificação da iluminação noturna da pista do Aeródromo da ilha das Flores.
Carlos César, Lara Martinho e João Castro salientam que se trata de um assunto que se arrasta há demasiado tempo, penalizando gravemente a operação aérea naquela ilha e no arquipélago em geral e prejudicando especificamente os habitantes nas ilhas do grupo ocidental.
Na Região Autónoma dos Açores existem três aeroportos e uma pista de um aeródromo que se encontram sob a gestão da ANA, S.A. (Aeroporto de Santa Maria, Aeroporto João Paulo II, Aeroporto da Horta e a pista do Aeródromo das Flores).
Carlos César, Lara Martinho e João Castro chamam a atenção para o facto de apesar do Plano Estratégico da ANA, para o período 2013-2017, que foi aprovado pelo Estado, no que se refere aos equipamentos de sinalização luminosa compatíveis com a certificação da pista do aeródromo das Flores para a operação comercial noturna, afirmar que os mesmos têm vindo a ser adquiridos e instalados, contudo não adianta qualquer previsão para a concretização da certificação da pista para voos noturnos.
Os deputados socialistas acentuam que a operação de voos civis a partir do pôr-do-sol no Aeródromo das Flores é decisiva para a eficiência do sistema de transportes inter-ilhas e que esse problema deve ser resolvido por inteiro pela empresa concessionária o mais depressa possível. Por isso, os deputados querem que o Governo da República se empenhe no assunto e comprometa a ANA no cumprimento de um calendário de execução.
Notas:
1) Foto em anexo
2) O deputado João Castro está disponível para prestar esclarecimentos que considerem pertinentes
Os melhores cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS