Nota à Comunicação Social
Deputados do PS questionam encerramento do balcão da CGD da Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas
Nota à Comunicação Social
Deputados do Grupo Parlamentar do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Lisboa pediram esclarecimentos ao Ministro das Finanças sobre o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos da Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, numa “decisão unilateral da CGD extremamente lesiva para a população e setor económico” desta freguesia.
Na pergunta, os deputados Susana Amador, Miguel Cabrita, Rita Borges Madeira e Ricardo Lima assinalam que “tanto a Junta de Freguesia, como a Câmara Municipal de Odivelas, não foram ouvidas nesta decisão e repudiam-na de forma veemente, devido ao prejuízo que causa aos cidadãos, em particular aos mais idosos que recorrem a esta agência para levantar todos os meses as suas pensões”.
Os parlamentares apontam que a alternativa mais próxima para os utentes serão os balcões de Odivelas ou de Santo António dos Cavaleiros, no concelho vizinho de Loures, “o que se afigura complexo em termos de mobilidade”, tendo a autarquia conseguido assegurar que, para já, se manterão “em funcionamento as caixas multibanco, escassas na localidade”.
“Segundo o Presidente da União de Freguesias, Rogério Breia, a concretizar-se este encerramento, o Olival de Basto e a Póvoa ficarão só com um banco [BPI], quando em tempos chegaram a ter sete balcões”, referem os parlamentares, que dão ainda nota do anúncio do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) de que a administração da CGD pretendia “encerrar mais 23 agências em Portugal continental” este mês, assinalando que se “desconhecem os motivos” para a intenção.
Neste contexto, os deputados do PS pedem ao Ministro das Finanças, Fernando Medina, que esclareça se “a administração da CGD fez algum estudo que sustente o encerramento do balcão da Póvoa de Sto. Adrião” e “em que pressupostos assenta tal estudo e qual a razão para encerrar este balcão único”.
Os parlamentares querem ainda saber “se já foi instada a Administração da CGD a rever esta decisão de encerramento do Balcão da Póvoa de Sto. Adrião”, assim como “que resposta e esclarecimentos foram dados” à Câmara Municipal de Odivelas e à Junta de Freguesia.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 26 de agosto de 2022