Nota à Comunicação Social
Deputados do PS questionam ministra da Saúde sobre benefícios de cabine de desinfeção nas praias de Oeiras
Nota à Comunicação Social
Um grupo de deputados do PS eleitos por Lisboa questionaram a ministra da Saúde sobre a certificação e os benefícios de utilização de uma “cabine High Tech de desinfeção” que a Câmara de Oeiras pretende colocar alternadamente nas praias do concelho, anunciada como uma forma “eficaz e segura” de fazer a descontaminação da roupa e calçado dos banhistas.
Na pergunta dirigida à ministra Marta Temido, os parlamentares socialistas recordam que, a propósito da abertura das praias, foi noticiado no início deste mês em vários órgãos de comunicação social “o investimento pela Câmara Municipal de Oeiras em mais limpeza, semáforos e a aquisição de uma cabine denominada “Cabine High Tech de desinfeção””.
“De acordo com estas notícias o município de Oeiras considera a cabine como uma forma eficaz e segura de fazer a desinfeção, garantindo-se assim que “a roupa e o calçado ficam descontaminados””, refere-se na pergunta, que tem como primeira subscritora a deputada do PS Alexandra Tavares de Moura, que já foi também autarca no executivo e na Assembleia Municipal do concelho.
Os parlamentares socialistas dão ainda conta de que, de acordo com essas notícias, “esta desinfeção é realizada com iodo”, utilizando “um desinfetante homologado pela Direção Geral de Saúde”, e que o aparelho vai ser colocado alternadamente nas praias de Oeiras.
Os deputados do PS pretendem que a ministra da Saúde esclareça se “a Cabine High Tech de desinfeção está certificada pelas autoridades competentes como instrumento eficaz de combate ao COVID19”, assim como se “existem evidências comprovadas do conhecimento do MS e das entidades competentes, dos benefícios na utilização deste tipo de equipamento”.
No caso de se comprovarem esses benefícios, Alexandra Tavares de Moura, Vera Brás, Romualda Fernandes, Ricardo Leão, Paulo Marques, João Nicolau e Rita Madeira querem saber se o Ministério da Saúde está a “ponderar propor a todos os municípios com praias a aquisição destes equipamentos”.
“Havendo quatro praias em Oeiras (Santo Amaro de Oeiras, Torre, Paço de Arcos e Caxias) e perante o facto da existência de uma só cabine que é colocada de forma alternada nas praias”, os deputados socialistas querem também saber se “foram discutidos, analisados e ponderados os critérios para esta colocação alternada” com o Ministério da Saúde.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 24 de junho de 2020