Quinta-feira, 8 Julho, 2021
Nota à Comunicação Social
Deputados do PS reúnem com representantes da oposição venezuelana no exílio
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS Marta Freitas, Lara Martinho e Paulo Pisco reuniram ontem, na Assembleia da República, com os representantes da oposição na Venezuela no exílio Ramon Colina, Dinorah Figuera e Aldo Santis, vinculados à presidência interina de Juan Guaidó.
Os opositores venezuelanos abordaram assuntos relacionados com a situação política na Venezuela e as próximas eleições regionais previstas para outubro. Muito particularmente, pedem apoio para que seja reposta a normalidade democrática e o respeito pelos direitos políticos dos representantes da oposição.
Os representantes da oposição ao regime de Nicolás Maduro pretendem também o apoio da comunidade internacional para a situação social, política, económica e sanitária que se vive no país. Além da conjuntura económica e social muito precária, relataram que a situação se agravou fortemente devido à pandemia de covid-19, mas sem que haja dados fiáveis sobre o número de infetados, de mortes e de internamentos.
A delegação alertou para a existência de uma situação humanitária muito grave no país que afeta milhões de pessoas. Neste contexto, sublinharam particularmente a enorme emigração que se tem verificado nos últimos anos, que levou à saída do país cerca de seis milhões de venezuelanos, principalmente para nações vizinhas, mas também para Portugal, com forte incidência na Madeira, assim como para Espanha.
Depois de vários encontros com os partidos políticos, os representantes da oposição na Venezuela deslocam-se à Madeira para prosseguir a sua ronda de contactos.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 08 de julho de 2021