Nota à Comunicação Social
Deputados socialistas de Braga prestam contas em roteiro distrital
A Prioridade da ligação por TGV entre Lisboa-Porto-Braga-Vigo e a sua inserção nas Redes Transeuropeias de Transporte (RTE), assim como a defesa da regionalização como modelo de aproximação do poder às pessoas, foram os motes de partida para o roteiro distrital dedicado à Europa, realizado esta terça-feira pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Braga.
A iniciar a jornada, estes temas fizeram parte do diálogo dos parlamentares socialistas com a comunicação social da região, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que sublinhou a importância das eleições europeias para o aprofundamento da ligação de Portugal ao resto da Europa.
“Há quem defenda esta aposta nas RTE como instrumento de coesão regional e outros que são contra, por quererem uma Europa fragmentada”, lembrou o edil de Guimarães, Domingos Bragança.
Já ao final da manhã, os deputados do PS visitaram a sede da Associação de Estudantes da Universidade do Minho em Guimarães, onde mantiveram um breve diálogo com a sua presidente, a estudante de medicina Margarida Isaías.
O investimento no alojamento estudantil, a ação social para os estudantes e o financiamento do ensino superior foram assinalados como prioridades para um debate a realizar posteriormente numa sessão específica para os jovens.
De grande relevância foi também o encontro com os jovens no concelho de Vizela. Primeiro, na iniciativa da Federação Nacional das Associações Juvenis a propósito das eleições europeias e, mais tarde, o diálogo com vários representantes de entidades associativas sobre as principais preocupações dos jovens estudantes e trabalhadores, em particular sobre o modo como as instituições têm em consideração a sua voz.
Os deputados tiveram ainda a oportunidade de participar na justa e muito digna cerimónia de homenagem ao cidadão, professor, constitucionalista e democrata Jorge Miranda, promovida pela Associação dos Democratas de Braga na Universidade do Minho.
A terminar o dia, teve lugar uma sessão de prestação de contas sobre o trabalho realizado pelos deputados socialistas nestes primeiros dois meses da atual legislatura, designadamente a forma como decidiram organizar a sua representação política nas diferentes comissões parlamentares. Ficou o compromisso de prosseguir esta iniciativa noutros concelhos do distrito e da criação de um fórum informal de diálogo político e social no distrito de Braga.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 22 de maio de 2024