Nota à Comunicação Social
Fernando Jesus quer requalificação da Escola Secundária de Ermesinde
O deputado socialista Fernando Jesus, eleito pelo círculo do Porto, está preocupado com a degradação muito acentuada da Escola Secundária de Ermesinde, que tem problemas bem visíveis nas paredes, nos revestimentos e nos telhados, a que acresce uma sobrelotação crónica tendo em conta o número de salas de aula disponíveis.
A preocupação consta de uma pergunta enviada ao Governo ao abrigo do regimento da Assembleia da República, onde lembra que, durante a governação de PSD e CDS entre 2011 e 2015, se verificou um preocupante revés no desenvolvimento do programa de requalificação da Parque Escolar com a interrupção de obras em curso e o bloqueio das intervenções ainda em projeto e outras já previstas.
| “A interrupção deste programa teve como consequência imediata a degradação de muitos estabelecimentos escolares”
A Escola Secundária de Ermesinde não chegou a entrar em obras, embora estivessem previstas no plano de intervenções da Parque Escolar, com o projeto aprovado e orçamento estimado em 17,2 milhões de euros. Como consequência, explica o deputado, a degradação da escola é hoje elevada, não havendo condições para alunos, professores e funcionários.
Porque a requalificação dos edifícios escolares é fundamental na criação de condições adequadas para o funcionamento destes estabelecimentos, permitindo o fomento do sucesso escolar, Fernando Jesus perguntou ao Ministério da Educação se tem planeada alguma intervenção de fundo para a requalificação e modernização da Escola Secundária de Ermesinde.
O parlamentar do PS questionou, ainda, quais os prazos para o início e o fim das obras.
Com os melhores cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS