Nota à Comunicação Social
Governo aposta no desenvolvimento da economia da ilha Terceira e dos Açores
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS à Assembleia da República Lara Martinho condenou hoje as declarações do deputado social-democrata António Ventura, que acusou o atual Executivo de “continuar desinteressado com a economia da ilha Terceira e dos Açores”.
“A afirmação de que o Governo não fez nada relativamente ao desenvolvimento da economia da ilha Terceira só se pode referir ao anterior Governo PSD/CDS”, atacou a parlamentar, lembrando que o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira foi entregue ao anterior Executivo de direita.
Lara Martinho recordou que o Governo do PS, “poucos meses após a tomada de posse, deslocou-se aos Açores e assinou uma declaração conjunta com o Governo Regional”, tendo sido a primeira vez que um Governo da República assumiu um compromisso com os Açores e, em particular, com a Terceira. Nesta declaração conjunta, os dois Executivos assumiram adotar as melhores soluções para o desenvolvimento económico e social da ilha, designadamente no contexto das infraestruturas portuárias e aeroportuárias e também das ações relativas à descontaminação ambiental.
A deputada do PS apontou algumas dessas medidas, como “a vinda da companhia Ryanair, que permitiu um crescimento considerável no turismo na Ilha Terceira”; a certificação da Base das Lajes para uso civil, “que terminará no próximo ano e permitirá garantir melhores condições para atração de novas rotas”; a instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara, que ocorrerá nos próximos meses; o desenvolvimento do porto da Praia da Vitória “com o acesso de uma candidatura ao plano Juncker, bem como apoio técnico e financeiro por parte da República”.
O Partido Socialista assegurou ainda “uma orientação de política de inclusão do Porto da Praia da Vitória na rede das principais rotas marítimas internacionais para armazenamento de gás natural liquefeito”, e apostou em “novos projetos para a Base das Lajes, como a proposta apresentada para a criação do Centro de Segurança Atlântica ou a criação do Air Azores Center”, anotou.
“Os factos e a realidade demonstram claramente o contrário do que tem sido afirmado pela oposição, a verdade é que o país está melhor e a Terceira está melhor”, alertou Lara Martinho, sublinhando que “tem existido uma atenção por parte deste Governo que nunca antes tinha sido verificada na Terceira e que muito se deve à pressão que os deputados do PS têm feito”.
Lara Martinho considera que “ainda há muito por fazer e estamos a trabalhar para a sua concretização, mas não podemos ignorar que a postura deste Governo PS contrasta drasticamente com a posição do Governo anterior”, que “esse sim fez zero” pelo desenvolvimento económico da Ilha Terceira.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 12 de outubro de 2017